VIVA O ENCARTE!

FALTA 1 DIA PARA O SHOW DE LANÇAMENTO – QUINTA NA UFPE

CAPA do CD

CAPA do CD

Clique aqui e baixe o ENCARTE

Ainda sou uma pessoa atômica. Feito de átomos. Em meio a pulverização digital. Por isso adoro encarte de disco. O cd pode ser genérico. É apenas uma mídia de transporte, basta que toque bem. Mas tem que ter a capa legal, as letras, fotos, ilustrações, textos, créditos (os créditos!) de quem participou. Senão esvazia o trabalho, perde a noção e subtrai do usuário o prazer físico e intelectual (no bom sentido) de possuir um bem palpável. (O papo tá ficando meio esquisitão mas a vida é feita dessas mini libidos do cotidiano). De poder ajustar o libreto ou a caixinha ao seu campo focal. Degustá-lo – caso seja o caso. E poder andar pela casa, encarte à mão, tomar um copo d’água enquanto assimila seu conteúdo.

Estou me contrapondo a duas correntes que avançam concomitantes na esfera da música. Duas vorazes e velozes tendências da modernidade: a pirataria e o I-Tunes. Não é questão de ser contra. Download é para todos. Essa é uma batalha que já foi vencida. Por eles. Mas que ainda demora alguns anos pra ser consumada no todo, essa é a graça. Uma causa. Um espaço de mercado e de criar novidades. Uma missão de fé. Viva o encarte.

Eu tô dizendo tudo isso pra apresentar o encarte do TEM JUIZO MAS NÃO USA. Eu já falei aqui, em posts anteriores sobre a capa, sobre Luca (o cara da capa), sobre Aninha Barroso que fez a foto. Agora vamos ao miolo.

Zezão Nóbrega é um sujeito aparentemente calmo, caladão, presta atenção em tudo ao redor. Amigo de muitos anos. Além de fazer música eletrônica é um designer de primeira. Foi ele quem criou a logo da Luni, nossa produtora. Também a marquinha do Agora Curta, programa semanal que a gente faz de cinema e passa todo domingo depois do Lance Final, na Globo.

Ligo pra ele: dá uma chegada aqui. Zezão aproveita o horário de almoço da Marta Lima Comunicação, agência onde ele trabalha. Digo logo na bucha: o disco mudou de nome. Vamos recriar o encarte. Pior que o trabalho gráfico anterior estava lindo, sutil. Coerente com o título anterior “TUDO ENZIMA “. O novo nome mudaria tudo. Mas ele percebeu rápido. O conceito tinha voado pelos ares.

Sugeri que a gente mergulhasse no elemento banal, na imagem de coisas frugais do dia a dia vistos por outra ótica, outra lente. Zezão saiu e mandou dois dias depois este material.

PS – Copie, amplie, faça seu próprio encarte e esqueça o que eu falei no início.

5 Respostas

  1. Fábio Passadisco

    Já deixei de comprar Cds e LPs pela falta do encarte… Sou das antigas. Gosto de saber quem estava tocando a guitarra, o pandeiro… De quem são os arranjos, as fotos, as parcerias.

    Da mesma forma que fico no filme até o fim pra tentar ler a ficha técnica (e fico puto quando acendem a sala, querendo que a gente vá embora).

    2009/03/22 às 09:22

  2. Pessoinha

    Pra mim, o encarte é o corpo e o CD á a alma. 🙂
    E pelo encarte foi que eu não cedi à tentação da pirataria ou MP3, apesar da relação custo/benefício ser desfarovável, em termos de grana, quase sempre. Nada subsitui o toque, o folhear, o tudo que você já citou. Texto massa.

    2009/03/22 às 19:29

  3. Ei queridíssimo Lula,
    to doida pelo seu CD. O MySpace ja não ta mais me bastando… hahahaha!
    Acabei de ver que fará show novamente aqui no Sesc Pompeia e ja comecei minha contagem e minha divulgação particular. Sou doida pelo seu som, mesmo!
    Queria pedir abusadamente um grande favor: que no show de São Paulo você toque “Gruda (trance em mim)”.
    Mais uma vez, muito grata por sua arte! Admiração profunda pelo seu trabalho.
    beijos

    2009/03/25 às 12:26

  4. Thayse Amorim

    Também adoro encarte de CDs. Muito original sua ideia. Adoei o texto!

    2009/03/25 às 20:09

  5. nilda

    lula
    Te adoro tenho tentado comprar o cd na livraria cultura e ela esta tendo dificuldade em encontrar o cd , onde eu compro?Nilda

    2009/10/13 às 11:06

Deixe um comentário